Nesta segunda, 1 de março, o “almoço pedagógico” do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro dedicou seu momento de discussão de práticas pedagógicas à questão da Educação Infantil.
Questão fundamental uma vez que é justamente os primeiros anos de vida jogam um papel determinante para o futuro das crianças e em especial para sua trajetória de aprendizagem. Ter oportunidade de até os 6 anos desenvolver uma relação produtiva e prazeirosa com o processo de ensino-aprendizagem faz toda diferença no destino de qualquer pessoa. Momento também em que as famílias estão receptivas e empenhadas no acompanhamento do processo educacional de seus “baixinhos”.
Na perspectiva de que é importante garantir a presença de experiências que sejam importantes para a alegria, o desenvolvimento e o crescimento das crianças fortalecendo assim, a possibilidade de sucesso em sua trajetória o ECE RJ como um todo estará envolvido, articulado para que as crianças aproveitem este momento para desenvolver competências, habilidades, capacidades, valores e saberes básicos, como o letramento.habilitando-as para o próximo passo que é o ingresso no universo da escola. Como foco especial o prazer do aprender a aprender,competência essencial para a vida.
Oficinas, Espaço Verde, Biblioteca, inclusão digital, núcleo de comunicação, e especialmente o novo Espaço Infantil Renato Aragão, formam um conjunto “interdisciplinar”.
Em breve inclusive a inauguração do novo Espaço Infantil Renato Aragão com: com (parquinho, espaço da leitura, espaço casinha, espaço mercadinho, mini-camarim, espaço bebê, cantinho do sono, apoio Escolar, Cyber “baixinho”, televisão, Videoteca, muito carinho e muito mais.
A profa Norma Reis, coordenadora pedagógica, ressaltou dois documentos fundamentais para uma política para a educação infantil:
Questão fundamental uma vez que é justamente os primeiros anos de vida jogam um papel determinante para o futuro das crianças e em especial para sua trajetória de aprendizagem. Ter oportunidade de até os 6 anos desenvolver uma relação produtiva e prazeirosa com o processo de ensino-aprendizagem faz toda diferença no destino de qualquer pessoa. Momento também em que as famílias estão receptivas e empenhadas no acompanhamento do processo educacional de seus “baixinhos”.
Na perspectiva de que é importante garantir a presença de experiências que sejam importantes para a alegria, o desenvolvimento e o crescimento das crianças fortalecendo assim, a possibilidade de sucesso em sua trajetória o ECE RJ como um todo estará envolvido, articulado para que as crianças aproveitem este momento para desenvolver competências, habilidades, capacidades, valores e saberes básicos, como o letramento.habilitando-as para o próximo passo que é o ingresso no universo da escola. Como foco especial o prazer do aprender a aprender,competência essencial para a vida.
Oficinas, Espaço Verde, Biblioteca, inclusão digital, núcleo de comunicação, e especialmente o novo Espaço Infantil Renato Aragão, formam um conjunto “interdisciplinar”.
Em breve inclusive a inauguração do novo Espaço Infantil Renato Aragão com: com (parquinho, espaço da leitura, espaço casinha, espaço mercadinho, mini-camarim, espaço bebê, cantinho do sono, apoio Escolar, Cyber “baixinho”, televisão, Videoteca, muito carinho e muito mais.
A profa Norma Reis, coordenadora pedagógica, ressaltou dois documentos fundamentais para uma política para a educação infantil:
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação – MEC,2006
Espaço de Desenvolvimento Infantil – Modelo Conceitual e estrutura – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – fevereiro de 2010
No momento do Centro de Estudos destinado ao debate teórico a Profa Roberta Reis apresentou o tema "O conhecimento pertinente", extraído do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", obra de Edgar Morin para a UNESCO. Apresentação filmada pelo Núcleo de Comunicação do ECE RJ, enriquecendo o acervo de e-VídeoBook do Centro de Estudos.
Assista ao vídeo :
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