O Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro começa este ano de 2010 com uma novidade. Em um mix de Antiguidade e post-Modernidade suas reuniões serão realizada em almoços semanais, como na velha tradição grega que realizava suas discussões filosóficas em torno da mesa, banquetes, unindo o prazer da refeição ao prazer dos debates e estudos. Viabilizando uma freqüência maior do que as mensais ou bimestrais dos anos anteriores.
Na dimensão post-Moderna resumos destas sessões estarão disponíveis no blog, incluindo os vídeos das apresentações teóricas, construindo um e-VídeoBook a serviço do debate pedagógico.
As sessões estão divididas em dois tempos:
A) Apresentação de tema para aprofundamento teórico, em “pílulas” de 10 min, gravadas em vídeo e disponibilizadas na internet, formando o e-VídeoBook.
B) Discussão de uma prática pedagógica, à luz de sua pertinência, objetivos pedagógicos a serem alcançados, e mecanismos de avaliação.
Neste dia 22 de fevereiro a Profa Roberta Reis apresentou na primeira parte o capitulo "Ensinar a Condição Humana" dos "Sete saberes necessários à educação do futuro", obra de Edgar Morin para a UNESCO. Primeiro tema do e-VídeoBook do ECE RJ.
Tema escolhido pelo seu conteúdo fundamental para a prática pedagógica bem como pela relação construída com Edgar Morin, a partir de sua visita ao ECE RJ, que o motiva a proclamar pelos quatro cantos do mundo a excelência e importância do trabalho aqui desenvolvido.( veja a notícia da visita: Edgar Morin no ECE RJ!).
Na segunda parte o Prof Geraldo (teatro) apresentou, como resultado de um debate com os professores Nelson (dança) e João Bosco (natação) a questão do afeto, do sentimento na relação professor-aluno, do comprometimento, como valor essencial encontrado no trabalho no projeto, e sua dimensão de religação na construção de um mundo melhor.
A Profa Norma Reis faz uma intervenção unindo as concepções inclusas no chamando pensamento complexo, fundamento de Morin, com o cotidiano no ECE RJ.
Veja o vídeo:
Na dimensão post-Moderna resumos destas sessões estarão disponíveis no blog, incluindo os vídeos das apresentações teóricas, construindo um e-VídeoBook a serviço do debate pedagógico.
As sessões estão divididas em dois tempos:
A) Apresentação de tema para aprofundamento teórico, em “pílulas” de 10 min, gravadas em vídeo e disponibilizadas na internet, formando o e-VídeoBook.
B) Discussão de uma prática pedagógica, à luz de sua pertinência, objetivos pedagógicos a serem alcançados, e mecanismos de avaliação.
Neste dia 22 de fevereiro a Profa Roberta Reis apresentou na primeira parte o capitulo "Ensinar a Condição Humana" dos "Sete saberes necessários à educação do futuro", obra de Edgar Morin para a UNESCO. Primeiro tema do e-VídeoBook do ECE RJ.
Tema escolhido pelo seu conteúdo fundamental para a prática pedagógica bem como pela relação construída com Edgar Morin, a partir de sua visita ao ECE RJ, que o motiva a proclamar pelos quatro cantos do mundo a excelência e importância do trabalho aqui desenvolvido.( veja a notícia da visita: Edgar Morin no ECE RJ!).
Na segunda parte o Prof Geraldo (teatro) apresentou, como resultado de um debate com os professores Nelson (dança) e João Bosco (natação) a questão do afeto, do sentimento na relação professor-aluno, do comprometimento, como valor essencial encontrado no trabalho no projeto, e sua dimensão de religação na construção de um mundo melhor.
A Profa Norma Reis faz uma intervenção unindo as concepções inclusas no chamando pensamento complexo, fundamento de Morin, com o cotidiano no ECE RJ.
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário