quinta-feira, 3 de março de 2011

Educação Infantil no Centro de Estudos do ECE RJ



A reunião do Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, nesta segunda feira, 28 de fevereiro, teve como tema central a Educação Infantil no ECE RJ.


Foram apresentadas e discutidas as principais ações e estratégias pedagógicas empreendidas para a faixa etária de 3 a 6 anos.


A Profa Marli Reis, com as oficinas de Educação Infantil no Espaço Infantil ressalta que as brincadeiras de "Faz de Conta" revelam cotidiano das crianças. Ilustrando que o mundo dos adultos constitui o principal conteúdo das brincadeiras de crianças do pré-escolar, entre três e seis anos. Nessa fase, os desejos e as necessidades da criança estão relacionados, principalmente, às interações com os adultos, suas atividades e funções, que acabam por se transformar em argumento das brincadeiras de faz de conta. Quem nunca brincou de "casinha" ou "comidinha"?


Profas Roberta e Gizele apresentaram a estratégia do Espaço Infantil do ECE RJ onde se visa valorizar a importância do brincar e do lúdico no espaço coletivo no processo educativo da criança. Funcionando como um espaço específico para o brincar livre, mas de forma orientada e organizada de forma que os objetivos da Educação Infantil como construção da identidade e desenvolvimento da autonomia, sejam alcançados.


Prof Nelson das oficinas de dança em suas oficinas busca desenvolver e adquirir o senso rítmico; familiarizar o aluno com diversos ritmos (batidas de palmas, valsa, marcha, samba...); trabalhar a audição ligando ritmo ao movimento; e propiciar a comunicação a cooperação e a participação, algo muito especial nesta fase de egocentrismo infantil.


Prof Geraldo, das oficinas de teatro, programou para este primeiro semestre dois temas. "A criança: seu corpo, seus movimentos, sua força", que tem entre seus objetivos perceber os esquemas corporais já construídos através de jogos que explorem as habilidades de cada um;


criar situações que possam influir nos esquemas corporais já construídos visando a apreensão de novos esquemas e, consequentemente, a aquisição de novas habilidades;colaborar no processo de aquisição da autonomia positiva.


E, num segundo momento Jogos sócio-dramáticos:
"Faz de conta que...", que tem entre seu objetivos perceber os esquemas mentais já construídos através da criação de jogos de improvisação (faz de conta) que explorem a maneira de ser de cada um; criar situações que possam influir nos esquemas mentais já construídos visando a ampliação das habilidades criativas e imaginativas; continuar contribuindo com o processo de aquisição da autonomia positiva.


Na área esportiva os Profs Adejair e Francisco trabalham basicamente com aulas recreativas na quadra esportiva e os Profs João Bosco, Ademir e Izabel, estes de natação valorizaram as oficinas esportivas.


Trouxeram como objetivos centrais de suas oficinas o desenvolvimento motor, a convivência em grupo, a contribuição no desenvolvimento cognitivo, emocional ,social , na melhoria do desenvolvimento físico e da postura. Ressaltando a questão da saúde, que motiva muitos pais a colocarem seus filhos nas oficinas de natação. Não deixaram de ressaltar que nestas oficinas é momento importante de interação e diálogo com pais e responsáveis que acompanham seus filhos, uma vez que ainda não tem autonomia para virem sozinhos. Janela de oportunidade para comprometer as famílias com uma Educação de Qualidade.



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