Na reunião do Centro de Estudos do Espaço Criança Esperaça Rio de Janeiro, dia 19 de abril, a Profa Roberta Reis apresentou "A ética do gênero humano ", extraído do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", obra de Edgar Morin para a UNESCO.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Cartilha da Justiça nas oficinas do ECE RJ
Veja no vídeo abaixo o que os professores prepararam em suas oficinas.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Cartilha da Justiça no Centro de Estudos do ECE RJ
Nesta culminãncia as mesas expositivas do hall do ECE RJ estarão apresentando trabalhos realizados nas oficinas, no Espaço Infantil o "caminho da justiça e cidadania" com maquete da Praça do Três Poderes, e, no dia do evento uma perfomance com alunos das oficinas de teatro e dança.
Na reunião a Profa Marli apresentou os principais eixos para os professores. Vale a pena ver o vídeo clicando na imagem abaixo.
terça-feira, 6 de abril de 2010
O conhecimento pertinente
Assista ao vídeo clicando na imagem
Ensinar a Condição Humana
Na reunião do Centro de Estudos do Espaço Criança Esperaça Rio de Janeiro, dia 22 de fevereiro, a Profa Roberta Reis apresentou na primeira parte o capitulo "Ensinar a Condição Humana" dos "Sete saberes necessários à educação do futuro", obra de Edgar Morin para a UNESCO. Primeiro tema do e-VídeoBook do ECE RJ.
Tema escolhido pelo seu conteúdo fundamental para a prática pedagógica bem como pela relação construída com Edgar Morin, a partir de sua visita ao ECE RJ, que o motiva a proclamar pelos quatro cantos do mundo a excelência e importância do trabalho aqui desenvolvido.( veja a notícia da visita: Edgar Morin no ECE RJ!).
Na segunda parte o Prof Geraldo (teatro) apresentou, como resultado de um debate com os professores Nelson (dança) e João Bosco (natação) a questão do afeto, do sentimento na relação professor-aluno, do comprometimento, como valor essencial encontrado no trabalho no projeto, e sua dimensão de religação na construção de um mundo melhor.
A Profa Norma Reis faz uma intervenção unindo as concepções inclusas no chamando pensamento complexo, fundamento de Morin, com o cotidiano no ECE RJ.
Veja o vídeo clicando na imagem.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Aprender a fazer
Nesta segunda, 05 de abril, o Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança, em seu momento dedicado à teoria, teve como tema o “Aprender a fazer".
Síntese produzida pelo Prof Geraldo Demezio de um dos quatro pilares da Educação , contido no livro "Educação Um tesouro a descobrir -Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI", o Relatório Delors.
Veja o vídeo clicando na imagem acima.
Nùcleo de Comunicação do ECE RJ no Centro de Estudos
Nesta segunda, 05 de abril, na reunião do Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, em seu momento destinado às "práticas pedagógicas" foi apresentado o Núcleo de Comunicação do ECE RJ, pelo Prof Antonio Carlos Fernandes e Rafaela Feliciano. No texto abaixo um resumo produzido pelo Prof Antonio. Clique na imagem e veja entrevista com o professor.
O Núcleo de Comunicação tem por objetivo, levar os jovens do ECE RJ, a desenvolver a capacidade de se comunicar, através das diferentes linguagens, como: imagem (foto e vídeo); falar em público (entrevistas); textos (ler, escrever e interpretar) e uso de tecnologias e mídias (Blog). Contribuindo assim, para o desenvolvimento de um jovem que saiba Aprender (novas formas de ver o mundo); saiba Fazer (construir uma forma própria de se comunicar com o mundo); saiba Conviver em grupo (capaz de interagir com o outro) e saiba Ser (com auto-estima e sua própria identidade).
Oficinas do Núcleo de Comunicação
- Oficina de Foto e Vídeo
- Oficina de Texto do Blog Acontece
Oficina de Foto e Vídeo
Os jovens aprendem na prática como utilizar a máquina fotográfica digital, e a filmadora, em seus diferentes usos. E também como se comunicar diante de uma câmera e realizar entrevistas.
Oficina de Texto do Blog Acontece
Os jovens exercitam na prática, o hábito da leitura e da escrita, contribuindo para o aperfeiçoamento do uso correto da língua portuguesa e através de atividades de observação e fotografia, desenvolvem a capacidade de interpretação e depois escrevem seu próprio texto para o Blog acontece.